quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Pós-release

Pesquisadores de países lusófonos debatem Comunicação Pública
Mais de 200 estudantes e professores participaram do debate

Governança, Transparência, Accountability e Comunicação Pública. Esses foram os temas que nortearam os debates do 1° Seminário Internacional sobre Comunicação Pública e Lusofonia, LUSOCOMUM, realizado nos dias 2 e 3 de novembro, no campus Edson Machado, do IESB, em Brasília.

Durante dois dias, pesquisadores do Brasil, Moçambique, Cabo Verde e Portugal debateram as experiências e a realidade da Comunicação em seus países. Tendências, regulação da propriedade e da profissão de jornalista, políticas públicas na área, o mercado e a busca de soluções para alguns desafios foram alguns dos assuntos apresentados.

“O seminário internacional foi o primeiro organizado pelo curso de pós-graduação em Comunicação Pública que existe há cinco anos e a primeira vez que o IESB recebeu recursos do CNPq para um evento como esse”, lembrou o Coordenador do Curso de pós-graduação, Fernando Paulino. Para Paulino, houve uma grande participação de professores, alunos de graduação e de pós-graduação. “Isso estimula um debate contínuo sobre comunicação pública na formação oferecida pelo IESB”, avaliou o professor.

Para o coordenador do curso de pós-graduação em Comunicação Pública do IESB, um dos pontos importantes do Seminário foi ter aberto a possibilidade de estimular uma reflexão sobre o tema com alunos de graduação e pós e levantar a possibilidade da formação de uma rede de cooperação envolvendo pesquisadores dos países de língua portuguesa. “Além disso, creio ter sido muito interessante possibilitar que estudantes participassem ativamente da organização do evento”, disse Fernando Paulino.

De acordo com a organização do evento, mais de 200 pessoas, entre professores, professoras, auxiliares em educação e estudantes participaram do seminário.

Nenhum comentário: